
Reforma Tributária e tecnologia: empresas devem adequar sistemas para assegurar conformidade
02/07/2025DESTAQUE
Reforma Tributária: Novos modelos de nota fiscal entram em testes a partir de julho de 2025
Empresas devem ficar atentas às mudanças do novo cenário fiscal brasileiro
A partir 1º de julho de 2025, as empresas em todo o Brasil podem começar os testes com os novos campos destinados à Reforma Tributária nos seguintes Documentos Fiscais Eletrônicos: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), Bilhete de Passagem Eletrônico (BPe), Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e) e Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom).
Por enquanto, os contribuintes podem emitir os documentos fiscais com o novo layout em Ambiente de Homologação e, em informando dados nos novos campos voltados à CBS e IBS, estes passarão pelas regras de validação. Esta mudança de layout dos documentos fiscais faz parte das adaptações necessárias para atendimento às regras da Reforma Tributária e se tornará obrigatória em 1º de janeiro de 2026.
O que muda com a nova Nota Fiscal?
Entre as mudanças no layout, destacam-se campos específicos para os novos tributos, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), exigindo o detalhamento dos tributos por item vendido, incluindo alíquotas, bases de cálculo, regimes especiais e incentivos fiscais.
Para isso, as empresas precisarão adaptar seus sistemas de gestão fiscal (ERPs) para atender às novas exigências e realizar treinamentos para garantir que a equipe esteja preparada para lidar com as novas regras.
Leia mais: Adequação aos documentos fiscais eletrônicos marca fase de adaptação para a Reforma Tributária
Fase de testes e obrigatoriedade em 2026
Os testes com o novo layout começam em julho e, a partir de outubro de 2025, as empresas poderão optar por utilizar o novo sistema em ambiente de produção, se antecipando à exigência.
A obrigatoriedade entra em vigor em janeiro de 2026, e a partir dessa data, as empresas que não se adaptarem correm o risco de ter suas notas fiscais rejeitadas, o que pode gerar problemas como falhas no registro de vendas, atraso no faturamento e até penalidades fiscais.
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