Challenges in the labor environment: DET, workers’ credit and eSocial
30/06/2025OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Reforma Tributária e tecnologia: empresas devem adequar sistemas para assegurar conformidade
Adaptação tecnológica é um dos desafios no novo cenário fiscal
Por Fabiana Soares
A Reforma Tributária irá impactar significativamente a maneira como as empresas se organizam e gerenciam seus processos fiscais. Mudanças nas alíquotas, na forma de apuração de tributos e na unificação de alguns impostos demandam uma reestruturação dos sistemas contábeis e fiscais das organizações.
Uma transformação tão complexa não será possível sem a implementação de tecnologias que auxiliem as empresas a manterem a conformidade diante das novas regras. É necessário se preparar para lidar com as exigências, evitando erros que possam resultar em penalidades e perdas financeiras.
Tecnologia para adequação aos novos requisitos
Os órgãos fiscais, já há alguns anos, estão muito bem aparelhados para cruzamentos instantâneos, o que demanda que as empresas façam verificações prévias com enorme eficiência.
O uso de tecnologias avançadas para gestão, portanto, já é indispensável. As empresas habitualmente recorrem a soluções tecnológicas para automatizar processos de apuração de tributos, monitoramento de mudanças legislativas e envio de declarações.
Durante a transição para a Reforma Tributária, os sistemas deverão garantir o atendimento aos requisitos ainda em vigor e aos novos, que serão gradativamente incorporados à rotina. Isso passa pela necessidade de apurar corretamente os tributos, pelo ajuste de parâmetros para aproveitamento de créditos fiscais, classificação adequada de operações e conformidade com as obrigações acessórias.
O split payment, modelo de arrecadação que será introduzido, em que o pagamento do imposto devido é automaticamente separado do valor principal da transação, também é um ponto de atenção no que tange aos ajustes de sistemas de faturamento.
Leia mais: Split payment: Reforma Tributária traz mudança na forma de pagar tributos
Nesse caminho, é preciso contar com um parceiro que possa acompanhar o ritmo das mudanças, assegurando agilidade na implantação de atualizações e exigências do novo modelo tributário.
Por que é necessário se preparar agora?
Porque as mudanças já estão ocorrendo. Além da Lei Complementar nº 214/2025, vêm sendo publicados atos e comunicações oficiais com instruções, adequações e regras de validação, tais como notas técnicas e tabelas de classificação.
A Receita criou também o Piloto da Reforma Tributária do Consumo, iniciado em 1º de julho. Os avanços desse projeto precisam ser acompanhados, pois espera-se que os testes realizados, que serão compartilhados com a sociedade, contribuam para o aprimoramento das soluções tecnológicas necessárias à implementação da CBS.
Ou seja, já há um universo a ser explorado, sendo necessário que os softwares já estejam sendo adaptados para refletir essa base informativa existente. As empresas que começarem agora ganharão em segurança e previsibilidade.
Embora a transição comece efetivamente em 2026, muitas das mudanças exigem um planejamento de longo prazo para evitar riscos de não conformidade. O impacto de erros tributários pode ser grande, resultando em penalidades.
Veja também: Adequação aos documentos fiscais eletrônicos marca fase de adaptação para a Reforma Tributária
As empresas precisarão investir em inteligência fiscal, automações e atualizações constantes para acompanhar esse processo longo e complexo que promete ser a transição para a Reforma Tributária.
Acesse a página dedicada à Reforma Tributária aqui.
O papel da contabilidade especializada
A assessoria contábil especializada mantém sua relevância nesse ambiente. A Reforma exige um olhar atento às nuances das regras incorporadas, e os profissionais contábeis serão indispensáveis na interpretação das normas e apoio à parametrização dos sistemas de acordo com as especificidades de cada setor.
Com a Reforma, a contabilidade passa a ter a responsabilidade de validar as operações nos dois regimes (atual e o novo, durante a transição) e orientar sobre possíveis mudanças necessárias em procedimentos para cumprimento das novas normas. A assessoria contábil também deve auxiliar na identificação de oportunidades de planejamento tributário, ajudando a reduzir a carga fiscal de forma legal e eficiente. A integração entre a tecnologia e o conhecimento técnico oferece a melhor base para garantir a conformidade e aproveitar oportunidades.
A Domingues e Pinho Contadores possui uma equipe de profissionais pronta para orientar sua empresa, garantindo que todas as adaptações necessárias sejam realizadas de maneira segura e alinhada às mudanças no cenário tributário brasileiro. Conte com esse apoio: dpc@dpc.com.br.

Autora: Fabiana Soares, sócia na Domingues e Pinho Contadores e líder do GT de Reforma Tributária.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700