STF restabelece parcialmente decreto que eleva alíquotas do IOF
21/07/2025MXM Sistemas, fornecedora do ERP utilizado pela DPC, é convidada para Piloto da Reforma Tributária
22/07/2025OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Faça a revisão contábil e fiscal como preparação para a Reforma Tributária
Assegure a conformidade, reduza riscos e identifique oportunidades com a revisão de processos contábeis e fiscais
Por Marluci Azevedo
A Reforma Tributária está promovendo transformações que impactarão diretamente a gestão das empresas. Com a aproximação do início da transição, este é o momento ideal para realizar uma revisão contábil e fiscal completa, garantindo que o negócio esteja preparado para operar com segurança e eficiência sob o modelo que será implantado.
A partir de um diagnóstico profundo da contabilidade e da estrutura tributária, essas ferramentas ajudam a mapear o atual estágio da empresa e a sinalizar o que precisa ser ajustado nessas esferas.
Revisão contábil e revisão fiscal
Esses processos estão interligados e podem ser aplicados conjuntamente para melhores resultados. Afinal, contabilidade e tributação se integram em muitos aspectos. Os cruzamentos automatizados do Fisco, em prática já há muitos anos e cada vez mais avançados, exigem dados totalmente alinhados.
Em linhas gerais, a revisão contábil promove a verificação e correção de registros contábeis, envolve a análise dos lançamentos e demonstrações financeiras, com foco na conformidade com as normas contábeis brasileiras e internacionais.
Já a revisão fiscal analisa o cumprimento das obrigações fiscais principais e acessórias, abrangendo tributos federais, estaduais e municipais, com um olhar para a prevenção de riscos e oportunidades de recuperação tributária.
Empresas que negligenciam essas verificações podem apresentar e acumular dados imprecisos, comprometendo decisões de crédito, investimentos e até mesmo processos de fusões e aquisições.
Ao realizar esses diagnósticos, é possível identificar gargalos operacionais, falhas nos controles e na aplicação das normas. A partir daí, a revisão permite também o redesenho dos fluxos de trabalho, o que será muito útil diante da necessidade de implementação de novas práticas fiscais.
Análise periódica como prática estratégica
Muitas empresas adotam revisões contínuas por entender que os resultados são muito positivos. Com essa postura proativa, negócios descobrem oportunidades, em conformidade com a legislação, de economia tributária e eficiência financeira
Além disso, há o aspecto de adicionar confiabilidade aos relatórios contábeis apresentados a investidores ou à matriz no exterior com dados revisados, entregando a precisão e transparência exigidas por essas partes interessadas.
A revisão fiscal e contábil periódica é uma prática valiosa também para empresas que possuem uma estrutura interna de contabilidade. Mesmo com uma equipe eficiente, essas revisões são essenciais para identificar inconsistências, otimizar processos e explorar possibilidades de recuperação de créditos ou ajustes necessários nos saldos contábeis e demonstrações financeiras, por exemplo.
Benefícios da revisão contábil e fiscal
Realizar uma revisão fiscal e contábil traz benefícios para a empresa, tais como:
-
Identificação de inconsistências
Detectar falhas nos saldos contábeis, como erros na apuração de receitas, despesas e impostos, ajudando a evitar problemas futuros e garantindo conformidade com as normas fiscais e contábeis.
-
Aproveitamento de créditos tributários
Identificar créditos não aproveitados ou indevidamente registrados pode resultar em uma recuperação financeira expressiva para a empresa.
-
Redução de riscos fiscais e contábeis
Minimizar os riscos relacionados a passivos fiscais, autuações ou erros contábeis, garantindo maior segurança e conformidade nos processos de auditoria e fiscalização.
- Otimização de processos internos
Melhorar a eficiência dos processos fiscais e contábeis, permitindo controle mais rigoroso dos fluxos financeiros e tributários, além de facilitar a adaptação a mudanças.
- Planejamento contábil e fiscal
Auxiliar na criação de um planejamento contábil e fiscal mais eficiente, visando a sustentabilidade do negócio e a melhor utilização de seus recursos.
Um dos aspectos mais vantajosos de realizar a revisão fiscal é justamente a identificação de créditos tributários passíveis de recuperação. Empresas podem identificar valores pagos a maior ou indevidamente nos últimos cinco anos, representando alívio financeiro.
📰 Veja também: Recuperação de tributos pagos indevidamente via PER/DCOMP: regras e estratégias |
Suporte para adoção de melhores práticas
A Domingues e Pinho Contadores reúne um time contábil e fiscal com ampla experiência na aplicação e interpretação das normas, bem como na oferta de soluções completas nessas áreas. Para atuar em conformidade com as regras e assegurar revisões que apoiem a gestão, conte com o suporte da DPC: dpc@dpc.com.br.

Autora: Marluci Azevedo, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700