Divulgado reajuste do salário mínimo para 2026
05/01/2026DESTAQUE
Riscos psicossociais: Empresas poderão ser multadas a partir de maio
NR-1: Empresas precisam se preparar para a nova exigência
A partir de 26 de maio de 2026, as empresas terão a obrigatoriedade de incluir os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), conforme estabelecido pela atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Essa mudança traz implicações para a gestão de segurança e saúde no trabalho, com foco na promoção do bem-estar psicológico dos colaboradores.
O que são os fatores de risco psicossociais?
Os fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho envolvem condições que afetam a saúde mental, social e física dos trabalhadores. Situações como metas inatingíveis, sobrecarga de trabalho, assédio moral, falta de suporte da liderança e tarefas repetitivas ou isoladas podem gerar estresse, ansiedade e outras doenças relacionadas à saúde mental. A partir de 2026, essas questões deverão ser formalmente reconhecidas e tratadas como parte integrante do processo de gestão de riscos ocupacionais das empresas.
Período de adaptação
A transição para a inclusão dos fatores psicossociais no GRO começou de forma educativa em 2025, com um período de adaptação até maio de 2026. Durante esse tempo, as empresas devem se preparar para ajustar seus processos, identificando, avaliando e controlando os riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho. A partir de 26 de maio de 2026, a Inspeção do Trabalho começará a autuar as empresas que não cumprirem a norma.
Preparação das empresas
Até a data de autuação, as empresas devem estar preparadas para implementar as novas exigências. Isso envolve a criação de um plano detalhado para a identificação e avaliação dos riscos psicossociais, além da adoção de medidas preventivas e corretivas para minimizar esses fatores. A partir de 26 de maio 2026, as empresas que não tiverem cumprido essas etapas poderão ser penalizadas pela fiscalização do trabalho.
Apoio especializado
Conte com o auxílio da DPC. Disponibilizamos serviços em Gestão de RH que vão desde um diagnóstico, passando pela análise de clima organizacional até o plano de ação desenhado para as necessidades da empresa, podendo incluir programas de desenvolvimento de líderes, treinamentos comportamentais e iniciativas de engajamento, entre outros.
Assegure o bem-estar de sua equipe e a conformidade da sua empresa com nosso apoio: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700
