Um movimento crescente no mercado dá à área de Recursos Humanos uma posição de protagonismo nas organizações: o RH estratégico. Trata-se de uma abordagem que vê as pessoas como parte fundamental para o sucesso do negócio e vai além, utilizando dados para aprimorar processos, a gestão desses talentos e, consequentemente, contribuindo para a evolução da empresa.
Na DPC, o RH estratégico é uma frente do projeto Kinesis , que engloba todo o movimento de reestruturação e mudança de posicionamento empresarial da DPC. O fortalecimento dessa visão na gestão dos recursos humanos está sendo guiado por Michelle Auad, psicóloga já experiente com esse tipo de metodologia.
Um dos trabalhos iniciais do RH estratégico na DPC foi a definição da jornada do colaborador, que promove um mapeamento dos diferentes processos de recursos humanos para ajustá-los às pessoas, em linha com os objetivos estratégicos da empresa.
Os gestores também assumem papel importante no caminho de desenvolvimento das equipes, promovendo a valorização e oportunidades para o crescimento dos colaboradores. Por isso, em paralelo, o RH estratégico também atua no preparo e envolvimento das lideranças nessa dinâmica.
Não é novidade que, quando se sente ouvido e valorizado, o profissional tende a alcançar melhor performance para contribuir com os objetivos corporativos.
Assim, quando é eficaz em gerar ações benéficas para seus times, a empresa obtém mais engajamento para promover melhores experiências para os clientes.
Isso liga o conceito de RH estratégico ao de centricidade no cliente, em que o cliente é colocado no centro do negócio, norteando todas as ações e iniciativas da empresa.
Aliadas, essas práticas são capazes de gerar um ambiente estimulante para ideias inovadoras e melhores resultados internos e externos.
Inclusive, centricidade do cliente diz respeito não só aos clientes externos, mas considera os internos. Ações voltadas a entender e contemplar as necessidades dos colaboradores, os valores das diferentes gerações e o senso de propósito das pessoas que compõem a organização também colocam os anseios do capital humano em destaque, como prevê esse conceito.
O RH estratégico atua com base em dados e métricas, que mostram a efetividade das decisões tomadas. A partir de análises em todas as fases da jornada do colaborador, é possível entender resultados e planejar novos passos e projetos.
Isso dá à empresa uma visão integrada, o que contribui para o desenvolvimento de iniciativas cada vez mais alinhadas aos objetivos do negócio. No processo de recrutamento, por exemplo, o RH contrata melhor, reduz o turnover, diminui custos e aumenta a agilidade e a assertividade das ações.
A adoção do modelo de RH estratégico demonstra que a DPC reconhece a importância e o valor das pessoas para o seu negócio.
Continue acompanhando a seção Kinesis e fique por dentro das novidades que serão implementadas nos próximos meses. Vem muito mais por aí!
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318